Momento Aluno

Publicada por Novas Teorias Da Comunicação terça-feira, 29 de setembro de 2009

Esta foi a resposta que a aluna "Bruna Afonso" deu a pergunta da prova.



2-O que é afinal Estudos Culturais? Descrever sobre os mais importantes marcos do percurso histórico dos Estudos Culturais.

Os estudos culturais não configuram uma "disciplina", mas uma área onde diferentes disciplinas interagem, visando o estudo de aspectos culturais da sociedade. É um campo de estudos onde diversas disciplinas se intersecionam no estudo de aspectos culturais da sociedade contemporânea. Se originalmente os estudos culturais foram uma invenção britânica, hoje, na sua forma contemporânea, transformam-se num fenômeno internacional. Deve-se acentuar o fato que os estudos culturais devem ser vistos tanto sob ponto de vista político, na tentativa de constituição de um projeto político, quanto sob ponto de vista teórico, isto é, com a intenção de construir um novo campo de estudos.
É interesante notar as diferenças entre "os primeiros" estudos culturais e os dos anos 90. Identifica-se uma primeira fase embrionáis que se inicia com os textos precussores, passando para a instalação do centro de Birmin Gham e sua abundante produção até o final dos anos 70 e início dos anos 80, o que poderia se constituir numa etapa de consolidação, e uma terceira fase, se internacionalização, de meados dos anos 80 até os dias de hoje.

0 comentários

Enviar um comentário