A professora Elisa fez um levantamento de custos da viagem a Inhotim ( perto da cidade de Brumadinho - MG). A locação de um microonibus mais a entrada no parque fica em torno de R$ 160,00 - cento e sessenta reais. Ela sugeriu irmos no dia 14 de novembro - vespera de feriado.
Então deixem seus comentarios sobre a data e se posso contar com toda a turma nesta viagem.As vezes pode até rolar um patrocinio,mais por enquando o valor da viagem é este mesmo.Beijoskas
Esta foi a resposta que a aluna "Bruna Afonso" deu a pergunta da prova.
2-O que é afinal Estudos Culturais? Descrever sobre os mais importantes marcos do percurso histórico dos Estudos Culturais.
Os estudos culturais não configuram uma "disciplina", mas uma área onde diferentes disciplinas interagem, visando o estudo de aspectos culturais da sociedade. É um campo de estudos onde diversas disciplinas se intersecionam no estudo de aspectos culturais da sociedade contemporânea. Se originalmente os estudos culturais foram uma invenção britânica, hoje, na sua forma contemporânea, transformam-se num fenômeno internacional. Deve-se acentuar o fato que os estudos culturais devem ser vistos tanto sob ponto de vista político, na tentativa de constituição de um projeto político, quanto sob ponto de vista teórico, isto é, com a intenção de construir um novo campo de estudos.
É interesante notar as diferenças entre "os primeiros" estudos culturais e os dos anos 90. Identifica-se uma primeira fase embrionáis que se inicia com os textos precussores, passando para a instalação do centro de Birmin Gham e sua abundante produção até o final dos anos 70 e início dos anos 80, o que poderia se constituir numa etapa de consolidação, e uma terceira fase, se internacionalização, de meados dos anos 80 até os dias de hoje.
Esta foi a resposta que a aluna "Gabriela Borges" deu a pergunta da prova.
1. Qual é o conceito de cultura sob o ponto de vista antropológico? O que é determinismo geográfico e determinismo biológico no que se refere à cultura? O que é endoculturação?
Cultura,segundo a antropologia, é um conjunto que envolve, moral, arte, crenças, leis e costumes de um grupo. A cultura tambem pode ser adquirida por outros grupos de referência, no ambiente ou sociedade em que vive. O determinismo geográfico e chamado assim, pois é baseado na justificativa de que o ambiente e o local onde um grupo vivia, é o que determina a cultura deste. Já no determinismo biológico, acreditava-se que a cultura era adquirida pelo DNA do grupo. Endoculturação é quando se adquire hábitos e costumes do grupo de onde foi criado. A cultura é retirada do próprio povo.
O conceito de etnocentrismo parte do estudo do estudo do grande choque e da grande estranheza que se dá no encontro de dois ou mais grupos diferentes. Surge, então, o grupo do "eu" e o grupo do "outro", tendo o primeiro como real, absoluta e principal referência e a segunda como algo exótico, excêntrico, anormal, exuberante e primitivo.
Isso causou em toda a história da formação do continente americano genocídios, pré-conceitos, preconceitos, manipulações ideológicas, julgamentos precipitados e sérias distorções culturais, comportamentais e educacionais na construção do conhecimento da trajetória do ameríndio na nossa "civilização ocidental", pois jamais lhe era dado o direito e o dever de falar de si e por si próprio, sendo sempre mau interpretado e estereotipado em filmes e livros didáticos ora como brabo, ora como manso, ora como preguiçoso, ora como incapaz, ora como bobo e nunca como ser pensante, inteligente dotado de cultura, tradições e costumes.
Esta visão de mundo é o pontapé inicial para a construção de uma ciência que trabalhe a diferença entre os seres humanos de forma que essas mesmas diferenças não causem hostilidades e sim alternativas e possibilidades diversas à superação de limites existenciais comuns de abertura do "eu" para o "outro" ou vice-versa. Esta ciência é a "Antropologia" que através da teoria da relativização, criada após a teoria do evolucionismo (diferentes graus de evolução de grupos sociais no processo progressivo do desenvolvimento humano), se preocupou em refletir sobre o conceito de cultura e descentralizar qualquer tipo de ideologia, apresentando aspectos, nuanças e características na abertura da multiplicidade de pontos de vista, soluções e perguntas sobre o saber científico.
Bibliografia: Everardo, Rocha
adversos.Isso porque cada cultura tem a sua como a correta, não aceitando outros ritos por se
apresentarem inversos aos seus. Tais atitudes dão características do chamado etnocentrismo.
Na histotia, presenciamos várias formas de expressar o etnocentrismo e que, em muitos
casos, originou grandes guerras.
A 1ª Guerras Mundial foi causada pela disputa de poder entre os diferentes povos da Europa.
Já a 2ª Guerra Mundial foi explicitamente causada pela xenofobia e preconceito.
Na sociedade atual, verificamos vários tipos de preconceitos, entre eles: racial, sexual,
religioso, social, etc...O homem sempre possui medo do diferente e o rejeita de alguma forma
quando não consegue domina-lo.
O etnocentrismo é um fenômeno universal que esta nas diversas culturas. Ao existirem as
diferenças, existe o preconceito e a falsa idéia de superioridade.
Este texto foi escrito pelos alunos:
*Carollina
*Leandro
*Luiz Fernando
*Samara